Escutadora



Uma das imagens mais recorrentes da minha infância é a de uma bolha gigante, criada e confeccionada por mim na minha fantasia infantil para me isolar do resto do mundo e me proteger de tudo o que eu temia (o que equivale a dizer o mundo inteiro, praticamente!). Ao contrário do que essa imagem introdutória possa remeter, eu não fui uma criança solitária, não tem como ser solitária quando se tem 4 irmãos, também não fui uma criança antissocial, sempre tive amigos, gostava de me relacionar com as pessoas, mesmo que isso me trouxesse certo sofrimento. No entanto, paralelamente às minhas relações, vivia nesse mundo à parte, minha bolha particular, frequentada por mim e por minhas fantasias, que eram muitas, talvez por isso a necessidade de um mundo só para elas. Esse “viver à parte”, ao mesmo tempo escolha e condição, me tornou uma pessoa muito curiosa pelo mundo dos outros, como eu tinha o meu mundo próprio, sabia, no íntimo, que todos têm o seu, então, sempre quis ter acesso a esses mundos, descobrir o que tinha dentro das bolhas de cada um, e acredito que foi aí que a psicanálise entrou na minha vida.
Não lembro em que momento fiz a relação entre as minhas buscas e o divã, mas sei que já na infância desenvolvi um fascínio pelo que ele representa, achava que ali estava a chave que abriria as portas de todos os outros mundos. Com a formação, descobri algo muito importante pra mim, que para escutar é preciso sair do registro das moralidades e dos juízos de qualquer espécie, a psicanálise nos lega o direito à singularidade, à nossa, e consequentemente a do outro. Para alguém que desde tão cedo busca o direito ao próprio mundo, encontrar um lugar onde ele é plenamente respeitado, é como avistar água no deserto. Por outro lado, esse direito também nos encaminha para a assunção de um lugar de alteridade, onde as bolhas se tornam obsoletas, e os “mundos” são bem mais etéreos e subjetivos. Não é um percurso fácil para quem cultivou uma bolha durante uma vida, mas é para onde o desejo me leva desde muito pequena, e para onde eu sigo, desde então, tentando transformar o medo de perder a proteção do seu invólucro, ou de ser engolfada por ele, em um balé, uma dança na qual eu não estou nem dentro, nem fora, mas compondo passos em parceria. Nesse percurso tão particular, a escuta foi o instrumento que escolhi para me conectar ao outros mundos, e assim, quem sabe, poder prescindir do meu, tornando-o, dessa forma, muito mais meu.
Não foram poucas as vezes que vi se reportarem à minha profissão a algo como “escutar o problema dos outros”, nunca me identifiquei com esse ponto de vista, mas também não sabia explicar  porque ele está tão distante da práxis psi, até que essa distinção se tornou clara para mim: eu não escuto problemas, escuto singularidades, constatação que não torna a escuta algo simples, mas a retira do lugar comum do muro das lamentações.
Escutar é outro conceito que encontro dificuldade em explicar, mas arrisco dizer que, se é pelo ouvido que entram os sons que fazem de nós seres ouvintes, na escuta, eles são tão somente instrumentos, escutamos com a alma, escutamos com o corpo inteiro, para escutar é preciso essa entrega ao mundo do outro e a um percurso, que nos convida a encarar a falta com disposição e coragem, escutar é acolher a alteridade!
Como não poderia deixar de ser, minha história me trouxe até aqui, meu fascínio pelo mundo dos outros me transformou em uma escutadora atenta desses mundos, então, é isso que eu faço, sou uma escutadora, escuto histórias, todas elas contadas por seus protagonistas, e procuro auxiliar esses “contadores” a lerem suas próprias histórias, das quais frequentemente se vêm à margem, reconhecerem no seu discurso algo de seu, suas próprias letras, se apropriando de suas narrativas e do seu desejo, do seu mundo!


Texto: Brisa Maria Fraga
Foto: Enilda Teixeira



segunda-feira, 27 de agosto de 2018

6 comentários:

  1. Que lindo mana!!! és mesmo uma escutadora nata!!! Amo-te!!!

    ResponderExcluir
  2. Espetacular teu texto Brisóca!!!! Toda a minha admiração por tua capacidade de escuta tão singular, intensa, atenta.... Uma escuta que faz da vida como um todo e que a faz com todos os teus sentidos... Isso que a torna tão tu mesma,essa que a gente adora e que sempre nos encanta.
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem identificação, mas pelo apelido carinhoso, e pelas palavras inspiradas, Sandroca, só pode ser você, minha parceira de tantas coisas!!! Muito obrigada pelo olhar envolvido com que encaras meu texto e meu mundo 😊, escutadora não menos implicada!! Bjão

      Excluir
  3. Uma escutadora de história, eu diria uma encantadora de vidas. ao escutar o outro você está fazendo com que soltem suas amarras....seus medos, suas angustias, fazendo assim que saiam de suas bolhas. Bjs e parabéns pela linda escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Enilda, que encanta o mundo através das suas lentes sensíveis! 😘

      Excluir